sábado, 17 de outubro de 2009

OLHA A TAREFA DO ENCONTRO SEIS!

VAMOS COMENTAR!
Quantas vezes nos reunimos presencialmente para trocar idéias a respeito de um tema que nos inquieta! Você já esta acostumada a participar desse tipo de discussão, seja na vida cotidiana, seja na vida escolar.
Você acredita que se pode fazer o mesmo através da rede de computadores?
Será que muda alguma coisa nesse processo quando se debate e conversa com outras pessoas pelo computador?
Seria possível realizar algum projeto e trabalhar com os alunos essas formas de comunicação? Quais?

32 comentários:

  1. Acredito que sim. Recentemente uma escola de Santos utilizou-se desse recurso. Devido a pandemia da gripe, os professores ficaram na escola, os alunos em casa,desnvolvendo seus projetos com a ajuda do computador.Creio que se planejarmos um projeto já pensando nessa forma de comunicação teremos melhores resultados.Com a devida orientação podemos realizar projetos para várias areas de estudo,principalmente nas disciplinas que se utilizam bastante do diálogo como ingês.

    ResponderExcluir
  2. Bom, isso já é realidade!Os fóruns, chats, cursos online, etc, são bons exemplos. E é claro que muda muita coisa!Através do computador vc pode não só conversar e trocar informações, mas também transferir instantaneamente conteúdos(imagens, textos,vídeos, dentre outros), visitar diversos sites relacionados ao tema em questão,convidar pessoas mais experientes para o debate, consultar especialistas da área, etc, enfim , uma série de opções que podem enriquecer o debate e o processo de ensino -aprendizagem. Acho possível e urgente essa forma de comunicação no quotidiano de nossas escolas. É isso.

    ResponderExcluir
  3. O computador é um meio de comunicação que possibilita aos que tem acesso uma infinidade de recursos, principalmente na internet, para estudar, pesquisar e compartilhar ideias. Estamos vendo que as escolas estão sendo equipadas com computadores e acesso à internet para os alunos e professores, já é um bom começo, cabe ao sistema capacitar os professores para que estes possam estar bem preparados para mediarem o aprendizado dos alunos nos computadores.

    ResponderExcluir
  4. Sim. É possível estabelecer a troca de idéias via online. Claro que há vantagens e desvantagens em relação ao debate presencial, mas é uma nova forma de interação a qual precisamos nos adequar.
    Conheço uma escola em Itanhaém que colocava em seu site um fórum para discussão, onde era postado temas polêmicos para as crianças comentarem e sugerirem. Era muito legal!
    Existem muitas possibilidades de explorarmos ferramentas de interação com os alunos. Por isso, as escolas que começaram a receber os laboratórios devem procurar pesquisar e integrar as novas tecnologias ao seu cotidiano.

    Abraços a todos!
    Marinalva

    ResponderExcluir
  5. Concordo com coordenadora Maria Ester:os equipamentos começam chegar às escolas e devemos nos preparar para este desafio que pra nós será novidade. Mas para as çrianças não...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. ACHO QUE É A TROCA DE IDEIAS ONLINE É POSSÍVEL PORÉM NADA COMO UMA CONVERSA "OLHO NO OLHO".
    ACHO POSSÍVEL MONTAR UM PROJETO ONDE ALUNOS DE DUAS ESCOLAS DE DIFERENTES CIDADES, POSSAM SE CONHECER PELA INTERNET E TROCAREM INFORMAÇÕES SOBRE SEUS DIFERENTES MUNDOS. NO ANO PASSADO ACONTECEU ALGO PARECIDO EM MINHA ESCOLA.
    OS ALUNOS COMEÇARAM A SE CORRESPONDER COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DE PRAIA GRANDE VIA CARTA E NO FIM DO ANO MARCARAM UM ENCONTRO PARA SE CONHECEREM PESSOALMENTE, FOI MUITO LEGAL

    ResponderExcluir
  8. COM CERTEZA O DEBATE ON LINE TAMBÉM CONTRIBUIRÁ MUITO PARA AS TROCAS DE IDÉIAS E CONSEQUENTEMENTE PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS DE NOSSOS ALUNOS.É POSSIVEL FAZER SIM UM TRABALHO ONDE SEJA USADO COMO ESTRATÉGIA O DEBATE ON LINE E O MAIS INTERESSANTE É QUE ESTAMOS CADA VEZ MAIS PRÓXIMOS DESTA REALIDADE, EMBORA NEM TODAS AS ESCOLAS DA REDE TENHAM COMPUTADORES.MAS JÁ ESTAMOS AQUI PARTCIPANDO DE UMA FORMAÇÃO QUE JÁ OFERECE ESTA PROPOSTA.
    UM ABRAÇO
    VÂNIA

    ResponderExcluir
  9. Claro!
    Pratico isso a algum tempo usando o Orkut.
    Apesar de Blogs, e-groups e outras ferramentas virtuais serem talvez mais adequadas, o Orkut parece-me mais popular, assim, posto vídeos relacionados a conteúdos e peço para que os alunos comente-os...
    Os resultados são animadores, muitos comentários são excelentes, a maioria são medianos e alguns alunos não o fazem, imagino que temam a exposição de suas dificuldades...
    Vale destacar que consegui atividades de alunos que não produzem muita coisa em sala de aula.

    ResponderExcluir
  10. Queridos cursistas!
    Excelentes comentários e reflexões, percebi que alguns já mencionam a utilização desse canal como recurso mediador de aprendizagem.É uma forma diferente de estabelecer troca entre os pares, expor conteúdo de diferentes formas, vídeos, imagens, textos... E chama a atenção de nossas crianças e adolescentes e pelo que percebo, vocês também estão se interando dessa ferramenta! Construindo ferramentas de conhecimento.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  11. Concordo com a colocação da colega Cleide, o melhor mesmo é presencial. Participo de um curso online e que muitas vezes encontrei dificuldades com a tutora pois a demora do retorno as questões que tinha duvidas demorava muito, e muitas vezes acabava por desanimar,a sorte que tinha a colaboração dos colegas cursistas.
    Mas em relação a intercambios entre escolas acho muito legal, pois ja li mitos comentarios positivos sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  12. Oi!!
    Concordo!!
    Utilizo há um tempinho, principalmente porque a cada dia cresce o número de pessoas "plugadas". Tenho mantido esse contato com alunos, aproveitando para mostrar que há um leque amplo de opções quando acessamos a Internet.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  13. Concordo com as colegas Cleyde e Benilde. Olho no olho neste mundo de tanta individualismo, ainda vale a pena.
    Acredito que ensinar atrtavés deste recursos também é bom e importante para os dias de hoje. Porém devemos pensar em projetos significativos para nossos alunos, não apenas deixá-los em frente a um computador sem objetivos. Devemos sempre orientá-los, até para usar um jogo( se este tem um fim proveitoso.

    ResponderExcluir
  14. Gente isso é realidade sim!!!
    Está no meu plano de trabalho a utilização do ORKUT como ferramenta de produção de texto e leitura. Estava um pouco difícil incentivar meus alunos especiais a se aventurarem nas produções de texto, mas quando uni a tarefa ao uso do computador e principalmente ao ORKUT que está muito na moda foi surpreza imediata. Hoje tenho até argumento para barganha com tarefas menos prazeirosas kkkk

    ResponderExcluir
  15. Acredito sim na possibilidade de utilizar os chats, blogs, etc como meio de ensino on line a alunos pois já utilizo alguns deles no meio dia a dia, o que me possibilita tirar minhas dúvidas naquele instante e também meios de obter informações e conhecer pessoas do mundo todo.

    ResponderExcluir
  16. Concordo com minhas colegas que o computador e a internet facilita muito a troca de idéias e conhecimentos mas infelizmente no Brasil estamos apenas iniciando essa prática. A grande maioria de nossa população ainda não têm acesso a essa ferramenta e mesmo a parcela que a utiliza muitos só o fazem para bate-papos informais. O Brasil ainda tem muito para caminhar e oferecer a todos a possibilidade da inclusão digital.Beijos atodos Tereza

    ResponderExcluir
  17. Acredito que é possível, e maior prova disto é nós cursistas utilizando essa ferramenta, só precisamos nos apropriar bem sobre o assunto para desenvolver com os alunos. Lendo os comentários vi que ja aconteceu em algumas escolas, e que estamos evoluindo com tamanha rapidez..rs.. parabéns para nós!

    ResponderExcluir
  18. ValdeteImagine grandes projetos e ações pedagógicas que já foram realizados sem a utilização dessa ferramenta e hoje com tudo isso ao nosso alcance em questão de segundos o que um bom educador pode realizar.É um mundo novo onde temos que estar antenados com essa era tecnológica.
    Valdete

    ResponderExcluir
  19. Maria Inês disse...
    O computador e a internet facilita muito a troca de conhecimento entre as pessoas. Estou ainda iniciando nesta ptática e espero logo tro
    car conhecimentos entre as minhasd colegas, co-mo enviar emails e tudo mais, que estou apren-dendo.
    Ainda tenho muito para aprender... devagar
    chego lá, graças também ao incentivo dessas colegas de turma e da nossa formadora Thais.
    Beijos a todos os colegas, pela minha evolução.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Semana passada tive oportunidade de assistir a entrega do Prêmio "Professor Nota 10" da Fundação Victor Civita, na TV Cultura. A primeira colocação foi atribuída a uma professora de geografia chamada Karla Emanuela Veloso Pinto, que planejou seu trabalho considerando a grande dificuldade que a turma enfrentava quando se solicitava pesquisa pela internet. A professora notava que o aluno além de não saber fazer pesquisa só utilizava as teclas CTRL C e CTRL V. e para romper com esse diagnóstico criou um ambiente virtual para trocas, debates, postagem de bons textos, fórum, chat criando uma rede de conhecimentos que inclusive apresentava os tradicionais questionários. Após todo esse uso, a professora abria um debate em sala de aula sobre a exploração dos recursos do computador/internet e por fim a sistematização dos conhecimentos geográficos que tinha por objetivo explorar. Esse projeto apresentado sinteticamente na cerimônia, aliás cerimônia esta conduzida por Marília Pêra que fez uma comparação entre o ofício do ator e o ofício do professor, exemplificou bem como o professor poderá tornar suas aulas mais atrativas e significativas.

    ResponderExcluir
  22. É minha gente,após a leitura dos comentários já postados,me questionei"será que estamos v ivenciando um momento de repressão das relações interpessoais?".Acredito que não,seria o fim da humanidade.Mas, se pensarmos bem as pessoas não se falam mais, a correria do dia-a-dia e a bendita maquina(computador) tem se tornado obstáculos.Caríssima Cleide concordo com você,um bate papo olho no olho recheado de gargalhadas na troca recíproca de sinceridade é a indicação para muitas pessoas que sofrem de inumeros transtornos e medos.
    Considerando os questinamentos expostos,já é possível a discussão, o debate a troca de idéias,mas nunca com a qualidade do estar juntos.Eu necessito olhar o meu próximo porque para mim o trocar idéias demanda atribuir significação a um todo pessoa-idéia-fala.Ainda não realizo pojetos,utilizando nenhuma forma de comunicação via internet. Um abraço Fátima

    ResponderExcluir
  23. Eu concordo com a colega Marinalva. Tanto é que estou pensando na possibilidade de trabalhar, o conteúdo "Texto de Opinião", via internet.A criação de um ambiente virtual, com certeza, os motivará,mas será apenas um dos recursos utilizado. Como bem disse a colega Cleide nada como "olho no olho".

    ResponderExcluir
  24. Concordo com as demais colegas,creio que não precisamos esperar o centro de informática chegar,que ainda está a caminho,basta começarmos a usar os recursos que estão disponivéis via escola mesmo ou S.E e nada substitui o olho no olho mesmo.Beijocas Zani...

    ResponderExcluir
  25. vaneusa
    Concordo com os comentários das colegas,contudo,a informática deve ser ensinadade forma simplese atrativa,envolvendoo conhecimento,o saber desse aluno,assim, ela se tornao caminho de vários conhecimentos,pois o aluno escreve,lê ,apaga,cria e recria,busca ,pesquisa,e aprende a vencer dificuldades na tela do computador.
    Para alguns professores (como eu....rs)a informática se torna um objeto de medo...Quando porém vamos em busca desse novo cohecimento começamos a ve-lo como um auxiliar em nosso trabalho diário
    Hoje estou conseguindo ver essa tecnologia não como algo simplesmente operacional e sim como algo que promove a aprendizagem de ambas as partes tanto dos professores como dos alunos

    ResponderExcluir
  26. Acredito possível a troca de ideias online, porém concordo com a amiga Maria de Fátima, nada como pessoalmente.Acredito, também que a discussão entre alunos seja algo produtivo mas, ainda não trabalhei assim.

    ResponderExcluir
  27. concordo com o comentario das colegas,pois ajuda muito nos trabalhos de pesquisas,para auxiliar no desenvolvimento das atividades com os alunos e até em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  28. no meu ponto de vista, acredito que seja viável um trabalho com computador e até já faço algumas aulas baseadas em power point, mas ainda me pego tendo dificuldade em aceitar o trabalho com a internet pois acredito que a maioria dos alunos, especialmente os mais novos, de 1º ao 5º ano, ainda não tem acesso à internet

    ResponderExcluir
  29. Acredito que futuramente essa forma de adquirir e passar conhecimento será muito comum,pois o que percebo é que o assunto não sai do foco,não nos desviamos com conversas e comentários paralelos.

    ResponderExcluir
  30. Sim, na era da informática a escola não poderia deixar de usar esse instrumento que nos inclui na era digital. Essa ferramenta utilizada de maneira adequada só tem a beneficiar aluno/professor, Como disse nossa amiga Cleide o contato pessoal é extremamente importante, porém com a falta de tempo que as pessoas tem para se falar o uso do computador em muito nos aproxima e contribui para que possamos nos manter atualizadas em tempo real.

    ResponderExcluir
  31. Os desafios são grandes,pois nos falta recursos materiais,mas tambem acredito muito nessa evolução,sem nos esquecermos do CALOR HUMANO que é muito importante.
    É possível realizar grandes projetos,para isso precisamos estar bem preparados,pois temos alunos que estão muito à nossa frente...

    ResponderExcluir
  32. Sim, é muito útil essa troca on line , facilita muita a vida e concordo com os comentátios dos colegas.
    E da para trabalhar vários projetos , pesquisas e trocas ..

    ResponderExcluir