sábado, 3 de outubro de 2009

Worm em seu computador
Recentemente, ganharam destaque no mundo da informática os worms (vermes), capazes de se replicarem rapidamente via Internet. Os worms conseguem fazer isso enviando cópias de si mesmo de computador em computador.
O que o distingue de um vírus, é que o worm não necessita ser executado para se propagar. Sua propagação acontece pela exploração de fraquezas na segurança do computador.
As origens dos vários vírus e worms de computador são difíceis de saber. O que se sabe, realmente, é que eles não são a única preocupação do usuário.
Outro tipo de ataque comum é o de cavalos de tróia (trojan horse). É um programa, normalmente recebido como um presente (por exemplo, cartão virtual, álbum de fotos, protetor de tela, jogo etc.), que além de executar funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras tarefas, normalmente nocivas e sem o conhecimento do usuário.
Uma nova forma de vírus é classificada como malware. O termo é usado para definir programas nocivos que rodam sem a autorização do usuário e prejudicam o sistema.
Eles contaminam o computador quando não utilizamos a Internet com as medidas de segurança necessárias, ou seja, quando fazemos mau uso da Internet. Quando isto acontece, todas as operações são registradas e enviadas para o espião, que pode até roubar senhas de banco, de cartões de crédito e de outras informações confidenciais.
Os malwares mais discutidos no momento são: spywares, adwares, hijackeres e keylogger. Como se proteger dessas e das outras ameaças ao seu computador que você viu nesta aula? É o que você vai aprender em seguida!
Para se proteger dessas ameaças, a primeira atitude é de atenção às alterações no funcionamento de sua máquina (computador). Se qualquer coisa estranha estiver acontecendo (computador travando, abrindo páginas que você não pediu, não imprimindo etc.), isso pode ser um indício de contaminação. Para evitar esses males, principalmente na plataforma Windows, a atitude mais eficiente é o uso e a atualização
constante de programas de defesa, como os antivírus, anti-spyware, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário