sábado, 5 de setembro de 2009

Aula 1 - Resumo

Introdução à Educação Digital

Unidade 1: Tecnologias no cotidiano: desafios à inclusão digital
Unidade 2: Navegação, pesquisa na Internet e segurança na rede
Unidade 3: Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico
Unidade 4: Debate na rede: bate-papo, lista, fórum de discussão e netiqueta
Unidade 5: Elaboração e edição de textos
Unidade 6: Apresentação para nossas aulas
Unidade 7: Criação de blogs
Unidade 8: Cooperação e interação em rede
Unidade 9: Solução de problemas com planilhas eletrônicas

Introdução à educação digital: orientações a(o) cursista

Vivemos em um cenário sócio-cultural que afeta e modifica nossos hábitos, nossos modos de trabalhar e de aprender, além de introduzir novas necessidades e desafios relacionados à utilização das tecnologias de informação e comunicação - TICs. Os computadores começam a se fazer presentes em todos os lugares e, junto às novas possibilidades de comunicação, interação e informação advindas com a Internet, provocam transformações cada vez mais visíveis em nossas vidas.
O curso Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela Internet. Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.
É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, os temas escolhidos, atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes. Durante o curso, espera-se que professores e gestores escolares possam:
• Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet.
• Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos.
• Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem.
• Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de idéias, reflexões.
• Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.

Objetivos do curso
Objetivo geral
Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores (sistema operacional Linux Educacional e softwares livres) e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

1- TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL

Objetivos de aprendizagem desta unidade de estudo e prática:
· Conceituar o que são mídias e tecnologias e a evolução desses conceitos.
· Refletir sobre a utilização e a importância dos computadores e da Internet na sua vida e na educação.
· Conhecer alguns recursos básicos do computador.
· Elaborar um texto contendo reflexões sobre o papel da tecnologia na sua vida e na formação de professores e gestores escolares.

Introdução
O homem vem evoluindo socialmente e utilizando recursos da natureza em benefício próprio, transformando-os em ferramentas. Elas ajudam a criar “conjuntos de conhecimentos, formas e técnicas de fazer as coisas, costumes e hábitos sociais, sistemas de comunicação e crenças, transmitidas de geração em geração” (Kenski apud Fiorentini e Carneiro, 2000, p.14).
Olhe a sua volta. Muitos dos objetos presentes em nossa vida cotidiana são ferramentas como livros, giz, apagador, papel, canetas, sabonetes, talheres, televisor, telefone, câmara fotográfica, aparelhos de som, vídeos, computador.
Vivemos em um cenário de constantes e aceleradas mudanças, provocadas pelos avanços científicos e tecnológicos e por transformações sociais e econômicas. Essas mudanças revolucionam nossos modos de comunicação, de relacionamento com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao nosso redor, encurtando distâncias, expandindo fronteiras, num intenso intercâmbio de produtos e práticas socioculturais. Nesse contexto globalizado, as novas mídias e tecnologias invadem nosso cotidiano e aceleram e aprofundam essas transformações.
Na sociedade contemporânea, pós-moderna, a tecnologia e, principalmente, a informática estão presentes em toda parte. Na hora de votar, por exemplo, a urna eletrônica é um computador. Para sacar dinheiro, muitas vezes usamos um caixa automático. Nos dois casos, apertamos botões, dando instruções que precisam ser cumpridas para que as máquinas executem as ações desejadas. Que tal conhecer alguns recursos básicos do computador?

1. Computador, que máquina é essa? Vamos usá-la?
Agora vamos conhecer mais de perto o computador. É uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados que precisa receber instruções claras para que execute as operações. Muitas vezes ficamos em frente aos computadores sem entender direito o que acontecem nessas máquinas.

Ao ser ligado o computador, o sistema operacional (software básico) entra em funcionamento, permitindo a operacionalização da máquina por parte do usuário. É o principal programa do computador, responsável pelo controle do equipamento em si, gerenciando o uso dos dispositivos de entrada e saída de informações (memória, drivers, impressora, scanner) e demais programas (processadores de texto, planilhas de cálculo).
Pode-se dizer que o sistema operacional é o elo entre o homem e a máquina, criando uma interface amigável para oIntrodução à Educação Digital

7 comentários:

  1. Este blog está muito bacana. Ficou um espaço muito rico para explorarmos as ferramentas introdutórias da informática. Parabéns.
    Marinalva

    ResponderExcluir
  2. uhuhu está bem gostoso de "fuçar" este ambiente, já pude entrar em um monte de lugares.
    já tenho até foto *o*

    ResponderExcluir
  3. Para pesquisar e estudar é só acessar. O blog está muito interessante. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Vamos ficar afiados e conversar com nossos alunos entendendo o que eles estão falando...rsrs
    Estou ansiosa em conhecer, aprender e criar com este ambiente.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal é muito bom aprender. Estou amando fazer o curso e ampliar meus conhecimentos nesta area que gosto bastante. Recomendo o curso para todos os professores da rede.

    ResponderExcluir
  6. Claudinha, também recomendo o curso estou aprendendo a manusear melhor essa ferramenta,o horário está adequado, não está cansativo, o tempo passa rápido.Até...

    ResponderExcluir
  7. Foi muito legal estar aqui . Estou amando.
    beijos Antonia

    ResponderExcluir